Sabia que o Sistema Linfático...

Possui três funções interrelacionadas:

(1) remoção dos fluidos em excesso nos tecidos corporais,

(2) absorção dos ácidos graxos e transporte subsequente da gordura para o sistema circulatório,

(3) função imunitária, atuando na resposta a organismos estranhos, através da produção de células imunes (linfócitos, monócitos e células produtoras de anticorpos conhecidas como plasmócitos).

Uma quarta função de transporte do liquido intersticial e seus componentes para a corrente sanguínea.

Se recebe Drenagem Linfática, deve observar que:

1- Independente da zona a tratar, é obrigatório iniciar sempre pela libertação da zona terminal (cervical), devido à mecânica de funcionamento do sistema linfático (Ducto Torácico e Tronco Linfático).

2- Na Drenagem Linfática não se utilizam óleos ou cremes de massagem.

3- Devido à lenta velocidade de deslocação da linfa, o processo de drenagem é muito lento. Uma sessão eficaz deve centrar-se exclusivamente numa zona corporal (para além do referido no ponto 1).

4- É ineficaz receber uma Drenagem Linfática de corpo inteiro, por exemplo numa sessão de 1 hora ou hora e meia. As sessões devem ser faseadas e localizadas.

5- A Drenagem Linfática tem como objetivo promover uma melhor circulação da linfa recolhendo a proteína intersticial e obtendo um resultado vísivel de redução do edema (inchaço). Tudo o resto que lhe prometem é mito!

6- Apesar dos triglicéridos (glicerol combinado de 3 moléculas de um ácido gordo) serem transportados pela linfa do intestino para o fígado, onde é metabolizado, a Drenagem Linfática NÃO é indicada no combate à gordura ou celulite! Não se iluda: a drenagem não emagrece!

7- O processo de Drenagem Linfática é suave e superficial, nunca profundo. Em caso algum deve terminar a sua sessão e verificar a ocorrência de "nódoas negras"!

8- O cumprimento regular das sessões programadas é fundamental porque a interrupção ou irregularidade, promovem o retorno do inchaço e da retenção de líquidos.

9- Durante a gravidez existe maior propensão para a retenção de liquidos. A Drenagem Linfática é recomendada!

10- No pós-operatório é extremamente indicada. Deve existir recomendação médica!

11- Existem algumas contraindicações que deve ter em conta:

  • Risco vascular / Insuficiência cardíaca
  • Hipertensão
  • Quimioterapia (Cancro)
  • Asma
  • Hipertiroidísmo
  • Tromboses e tromboflebites
  • Infecções agudas


12- Deve ser realizada por terapeutas certificados. Não tenha receio de comprovar se o seu terapeuta está devidamente credenciado. É um direito seu! É a sua saúde!

Veja o vídeo. 7 minutos que valem a pena!

Drenagem Linfática - Mito e Verdade: o que deve saber!



Fonte vídeo: www.tvgazeta.com.br/vocebonita

Sugerimos também a visualização desta reportagem vídeo