Sabia que...

Mães que receberam terapia de massagem e relaxamento diminuíram significativamente os índices depressivos e de ansiedade. Além disso os níveis de cortisol (1) diminuíram e os de serotonina (2) aumentaram.

(1) Hormona conhecida como a hormona do stress

(2) Regula o ciclo diário humano, o sono, o apetite, os níveis de ansiedade, depressão, obesidade, etc.

Fonte: Field, T., Grizzle, N., Scafidi, F., & Schanberg, S. (1996). Massage and relaxation therapies' effects on depressed adolescent mothers. Adolescence, 31, 903-911.



Diabéticos que receberam massagem durante um mês, viram o nível de glicose diminuir até níveis normais, tendo-se ainda observado uma diminuição do nível de ansiedade.

Fonte:Field, T., Hernandez-Reif, M., LaGreca A., Shaw, K., Schanberg, S., & Kuhn, C. (1997). Massage therapy lowers blood glucose levels in children with Diabetes Mellitus. Diabetes Spectrum 10, 237-239.



A terapia de massagem diminuiu as dores nas costas e melhora a mobilidade dos pacientes.

Fonte:Hernandez-Reif, M., Field, T., Krasnegor, J., Theakston, T. (In Review). Chronic low back pain was reduced and range of motion was improved with massage therapy. International Journal of Neuroscience.



Estudantes de medicina da Universidade de Medicina e Odontologia de New Jersey que receberam massagem antes de um exame, mostraram uma redução significativa da ansiedade e da taxa de respiração, assim como um significativo aumento das células brancas no sangue e na atividade das células protetoras do organismo, sugerindo assim um benefício ao sistema imunológico.

Fonte: Miami University (Touch Research Institute)



Pacientes acometidos de cancro revelam menos dor e ansiedade depois de receberem massagem terapêutica.

Fonte: Ohio State University, The James Cancer Care Program



A massagem auxilia na diminuição da pressão sanguínea em pessoas hipertensas, alivia dores em pessoas que sofrem de enxaqueca e melhora a agilidade e performance.

Fonte: Miami University (Touch Research Institute)



O comportamento do desejo e ansiedade pelo ato de fumar assim como o número de cigarros foram reduzidos por meio de Terapias de Massagem.

Fonte: Hernandez-Reif, M., Field, T., & Hart, S. (1999). Preventive Medicine, 28, 28-32



Recém-nascidos em cuidado intensivo que receberam massagem mostraram menor necessidade de ventilação, maior ganho de peso, mais tempo acordados e ativos e melhores resultados na escala Brazelton (T. BERRY BRAZELTON: Professor de Pediatria na Harvard Medical School).

Fonte: Field, T. (1990). Alleviating stress in newborn infants in the intensive care unit. Perinatology, 17,1-9.