A opinião de Cliff English (Treinador de Triatletas)

Cliff English é um dos mais conceituados treinadores mundiais de atletas de triatlo e explica porque a massagem deve ser parte integrante do seu plano de treino:

Definitivamente não se pode afirmar que a massagem seja uma forma de recuperação desconhecida da maioria dos triatletas. Até os mais resistentes são vistos a receber massagem após um evento desportivo.

No entanto, parece que a massagem ainda é vista por muitos como um luxo.

Alguns vão esperar até que cada músculo e tendão esteja tão tenso e contraído como a fibra de carbono das suas bicicletas.

Claro que se você esperar até esse limite apenas irá ter algum alívio. Pelo contrário, para um atleta de qualquer nível, os benefícios reais surgem se receber massagem regularmente de um terapeuta conceituado e conhecedor de massagem desportiva.

Acredito que leva a sério a sua modalidade e performance. Nesse caso, é essencial que integre a massagem desportiva no seu programa de treino.

Para ajudar aqueles que ainda têm dúvidas, recorri à ajuda de Briana Averill, uma terapeuta certificada. Ela trabalha com corredores, ciclistas, triatletas e nadadores que vão do amador de fim-de-semana a medalhados olímpicos.

A massagem desportiva tem numerosos benefícios para o atleta. Acelera a recuperação depois de um intenso dia de treino ou competição.

De acordo com Averill, “A massagem incrementa o fluxo sanguíneo muscular acelerando a recuperação ao eliminar o resultado tóxico dos produtos metabólicos. Adicionalmente, a massagem regular previne a ocorrência de lesões, ao melhorar o comportamento fisiológico de áreas que não estão a funcionar em pleno ou a responder de forma eficaz."

A frequência ideal é de 2 vezes por semana para um atleta de elite, sendo o mínimo de 1 vez. Para um atleta amador, 1 vez por semana será o recomendável, sendo o mínimo de 1 vez por mês.

Na massagem, uma das componentes chave do sucesso reside no relacionamento entre o atleta e o terapeuta, de forma que este não só conheça muito bem o corpo do atleta mas seja também capaz de trabalhar o tipo e a profundidade de massagem adequada ao ciclo de treino. Quando corretamente integrada no plano de treino, os benefícios reais são enormes.

Sempre que possível, agende a massagem para a semana da competição e imediatamente após esta (altamente recomendado) ou para o dia seguinte. A rápida recuperação permitir-lhe-á retornar rapidamente ao seu plano de treino.

Efetuar massagem regularmente é uma ótima maneira de manter o seu corpo altamente preparado e com uma excelente performance.



Acerca de Cliff English:

É considerado um dos treinadores mais conceituados a nível mundial de triatletas de alto rendimento. Nos últimos 15 anos treinou atletas para as maiores competições, títulos mundiais e venceu vários dos mais importantes eventos mundiais. Treinou alguns dos melhores atletas profissionais mundiais.